Materiais artísticos
Postado por
Camila Borges
on terça-feira, 15 de junho de 2010
“É na interação da criança com os objetos de conhecimento (desenho, pintura, modelagem, etc.) que o processo expressivo se constitui.” (RICHTER, 2002, p. 11)
O trabalhado artístico na educação infantil é importante para que criança explore o mundo a sua volta. Todavia, elas precisam de um espaço adequado para isso, tanto para realizarem os trabalhos como para os exporem.
Neste sentido, é bom trabalhar em lugares diversos, como nas paredes, nos muros e no chão.
A exploração de diversas superfícies também é importante, com grandes e pequenas dimensões, com formas redondas e retangulares.
Como ferramenta natural, a criança possui os dedos, mas existem outras ferramentas, como o pincel, o lápis, a canetinha, o giz de cera, tesouras e outras menos convencionais, como rolinhos de pintura, algodão, pedaços de esponjas e outros.
Nas escolas encontramos crianças modelando com massas industrializadas, porém há uma série de melecas caseiras que podem ser feitas com maisena e pigmentos até mesmo comestíveis.
Segundo Richter, 2002, os materiais expressivos são considerados como veículos para se concretize a expressão. Mas infelizmente, nas escolas há poucos materiais e recursos disponíveis para a expressão artística das crianças, o que dificulta, muitas vezes, o desenvolvimento da criatividade. Entretanto, existe outros tantos materiais possíveis de se usar, como desenhar com carvão no papel, anilina para colorir diversas superfícies e flores naturais, elementos da natureza e bolas de sabão para compor esculturas e muito mais...
Referência bibliográfica: CUNHA, Susana Rangel Vieira. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2002
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